botao manager

Fonseca Chronicles: Quem é o RB Leipzig?

Matéria especial do nosso colunista Marcos Fonseca, técnico da poderosa Juventus.

Fonseca Chronicles

Se você vem acompanhado o futebol internacional, já deve estar sabendo que um time totalmente inusitado vem se destacando na Bundesliga. A questão é, quem é esse RB Leipzig que nunca ouvimos falar antes? Fogo de palha? O novo Leicester? Um projeto de marketing? Ou uma potência emergente?

A resposta é difícil. Impossível cravar a que veio o novo fenômeno que assusta o mundo do futebol. Deixando para trás potências do futebol alemão como Bayern de Munique e Borussia Dortmund, e os já tradiocionais, Schalcke 04 e Bayer Leverkusen. O time saxão coleciona admiradores e, o que causa mais espanto, até mesmo críticos!
Image result for rb leipzig
Do ponto de vista esportivo a comparação com o campeão inglês Leicester é natural. Times de menor expressão que ousam brigar com os gigantes. Naturalmente o time alemão ainda está muito longe de alcançar o que os foxes, liderados por Vardy, Mahrez e Kanté, fizeram. O que aconteceu na Inglaterra no ano passado é algo raríssimo, e certamente precisará de décadas para voltar a se repetir da mesma forma.
Image result for leicester
Mas mesmo que o Leipzig consiga a façanha de ser campeão, a comparação entre os dois acaba aqui. Entenda o porque.
O Leipzig foi criado em 2009. Criado não. Comprado pela multinacional de bebidas Red Bull. Batizado com o nome oficial de RasenBallsport Leipzig e. V. Este clube trata-se de apenas um, dos cinco times de futebol sob controle da empresa Red Bull. Os outros são o Red Bull Salzburg, o New York Red Bulls, o Red Bull Brasil e Red Bull Ghana.
Image result for red bull salzburgImage result for new york red bullImage result for red bull brasilImage result for red bull ghana
 
Para o nscimento do RB Leipzig, a Red Bull comprou o SSV Markranstädt, time da quinta divisão, com a intenção de levar o clube remodelado à Bundesliga no prazo de dez anos.
 
Vender água com açúcar dá dinheiro. A coca cola, por exemplo, é uma potência vendendo seu produto aproximadamente a R$ 3,00. A bebida que te dá assas custa R$ 10,00. Se 30% do custo da coca cola é marketing, o da Red Bull é de 80%. Ou seja, tem muito dinheiro para gastar. E é justamente aí que começa a origem do ódio de outros torcedores. O que realmente o RB Leipzig inova não é o futebol, mas sim seu modelo de negócios!
  Resultado de imagem para red bull logo Imagem relacionada
Mas afinal, o que é o futebol para o RB Leipzig?
Apenas uma forma de dar publicidade a seu produto? Enquanto outras marcas alugam espaços nas camisas de grandes clubes, a Red Bull resolveu comprar uma só para ela. E parece que está dando certo.
Mas a engenhosidade do projeto ainda não acabou. Em uma análise preliminar pensamos: “Uai, Se eles estão só para fazer marketing, quem vai torcer para eles?”
Para isso, precisamos entender um pouco de geo-política. A unificação alemã acabou com os times do lado oriental da Alemanha. Mesmo os times da capital Berlim não tem tanto sucesso (A grande capital costuma ter times fortes, como Lisboa e Madri). Leipzig é uma das cidades mais icônicas da Alemanha e sempre foi considerada a segunda mais importante até segunda guerra mundial. Fenômenos da música como Bach, Mendhelson entre outros, viveram e projetaram a cidade. “Puts, esses caras de marketing são foda….” 
 
“Tem RB no Brasil (campinas) e eles nunca vão ter torcida grande.” isso é verdade. Mas o objetivo da RB no Brasil e em Ghana, a princípio, não é ganhar títulos, mas sim revelar jogadores, revendê-los e lucrar com isso.
O que vai realmente acontecer no futuro não sabemos. Mas ao que parece o touro vermelho
vem bufando e é melhor todos levarem isso a sério. A gigante austríaca não está para brincadeira!
E nessa quarta (21/12) tem o confronto contra o Bayern de Munique. Os dois times estão empatados na liderança. O que será desse duelo entre a Davi x Golias?
bundesliga   Resultado de imagem para classificacao bundesliga atual
Autor: Marcos Fonseca
Edição: Luca Bueno
Jornalismo Craque Digital.
logo_lft2

Comments (1)

  1. Que sacode do Bayern…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.